Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Duas notas diversas
1- Pela "pena" de Clara Viana, fiquei a saber que é no 12º ano que continuam a existir mais "chumbos" ( embora existindo redução) e. que - sendo uma situação que se mantem imutável através dos tempos (sic) - se reprova muito no 2º ano, sendo este último uma fortíssima premonição do insucesso escolar nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário. E ainda que se confirma a "correlação entre os resultados escolares e o estrato socio-económico dos alunos" (sic). ( Dados da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).
Lá se vão os "malditos rankings " por "água abaixo" e... fico a pensar no dito por Vergílio Ferreira ( "somos aquilo que somos e emprestamos algo ao educador para fazer jardinagem")...Bom, "afasta para lá esse cálice"...
2- O Prof. Betâmio de Almeida, que conheço de dois lados distintos - da APRe e do núcleo original de "leitores-escritores" que deu origem a este blogue- escreveu um texto - "A ciência também pode ser contraditória" - magnífico que vale a pena ser lido. Porque nos traz serenidade ( não certezas!) lúcida e racional sobre o momento que vivemos. Aconselho-o vivamente e felicito o Betâmio por o ter escrito, pois exerceu a pedagogia na sua plenitude.
Fernando Cardoso Rodrigues
1 comentário:
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Também li o artigo do Prof. Betâmio de Almeida, de que gostei muito. Tendo-o conhecido fugazmente, e também por outros textos dele que já li, não fiquei nada surpreendido com a clareza e a profundidade do seu pensamento. O Fernando acertou em cheio nas palavras: magnífico e serenidade.
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