quarta-feira, 8 de julho de 2020

Duas notas diversas

Ambas retiradas do PÚBLICO de hoje (8/7)

1- Pela "pena" de Clara Viana, fiquei a saber que é no 12º ano que continuam a existir mais "chumbos" ( embora existindo redução) e. que - sendo uma situação que se mantem imutável através dos tempos (sic) - se reprova muito no 2º ano, sendo este último uma fortíssima premonição do insucesso escolar nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário. E ainda que se confirma a "correlação entre os resultados escolares  e o estrato socio-económico dos alunos" (sic). ( Dados da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).
Lá se vão os "malditos rankings " por "água abaixo" e... fico a pensar no dito por Vergílio Ferreira ( "somos aquilo que somos e emprestamos algo ao educador para fazer jardinagem")...Bom, "afasta para lá esse cálice"...

2- O Prof. Betâmio de Almeida, que conheço de dois lados distintos - da APRe e do núcleo original  de "leitores-escritores" que deu origem a este blogue- escreveu um texto - "A ciência também pode ser contraditória" - magnífico que vale a pena ser lido. Porque nos traz serenidade ( não certezas!) lúcida e racional sobre o  momento que vivemos. Aconselho-o vivamente e felicito o Betâmio por o ter escrito, pois exerceu a pedagogia na sua plenitude.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Também li o artigo do Prof. Betâmio de Almeida, de que gostei muito. Tendo-o conhecido fugazmente, e também por outros textos dele que já li, não fiquei nada surpreendido com a clareza e a profundidade do seu pensamento. O Fernando acertou em cheio nas palavras: magnífico e serenidade.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.