sábado, 18 de julho de 2020


Literalmente entregues à bicharada...


Começamos por saber que o vírus que veio da China teve origem num mercado de animais vivos, de onde se transmitiu aos humanos que deles estiveram perto e depressa se espalhou por toda a Terra; e as conjecturas que acerca desta pandemia nos vão chegando , longe de esclarecer alguma coisa, confundem ainda mais a gente.

Fomos ouvindo que, por exemplo, não haveria que temer a transmissão do “bichinho” aos animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, que são os que em maior número interagem com a gente; todavia, há agora informação nada tranquilizadora, que pretende demonstrar que os humanos já estão a passar o vírus aos animais, numa espécie de “vingador” regresso à procedência.

De facto, ficou agora a saber-se que, numa granja espanhola onde se reproduzem visons, que são aqueles bichinhos donde se tira a pele para fabricar casacos de senhora caríssimos, tendo dois trabalhadores-tratadores dado positivo de Covid 19, quiseram os responsáveis saber se já teriam contaminado também os visons, e o resultado das análises foi assustador: mais de 80% dos animais testaram positivo, tendo sido decidido abatê-los todos.

E o que ouvi de um “experto” é mesmo assustador, se acontecer o que ele teme, que é o vírus ir sofrendo mutações nos animais infectados, que esta nova coisa, ao retornar aos humanos, se mantenha intocável pelos tratamentos que entretanto foram sendo experimentados e que, quando as tão esperadas e esperançosas vacinas chegarem, possam já estar obsoletas!...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.