quinta-feira, 16 de julho de 2020


Se isto é evolução!...


Nas sociedades a que nós, pretensamente evoluídos, temos o desplante de chamar primitivas, no sentido mais pejorativo do termo, os velhos são ouvidos para tudo e venerados por toda a comunidade a que pertencem; no mundo dito civilizado, para além de serem marginalizados muito cedo, os “séniores” sofrem também todo o tipo de abusos, sendo que os maiores atentados contra a sua autonomia se praticam na própria família!

Num estudo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto de Saúde Pública da mesma academia, referido no JN, conclui-se que um em cada quatro dos inquiridos na cidade do Porto sofre abuso psicológico, financeiro, físico e até sexual; e entre os abusadores sobressaem os filhos e outros parentes, seguindo-se vizinhos e cuidadores.

Este estudo apela a respostas específicas para idosos, porque já existem casas-abrigo para mulheres vítimas de violência, mas os velhos ou são institucionalizados em lares ou ficam nos corredores dos hospitais à espera de uma solução – da morte que os liberte do sofrimento, diria eu...


Amândio G. Martins

1 comentário:

  1. A visão do "copo meio vazio". No caso, "1/4 vazio", no Porto... O que não deixa de requerer muita atenção, mas não generalizações...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.