domingo, 1 de outubro de 2017

Junts pel sí

- O povo catalão venceu mais esta batalha. Povo corajoso, valente que não se recolheu em casa e saiu à rua para exercer o seu direito a votar, e no voto colocar a sua vontade e as suas aspirações, enquanto povo autónomo e livre. Povo que luta contra uma tirania imposta por uma Constituição a preceito e Leis que aprisionam a expressão democrática, encabeçada por um governo liderado por um galego fascizante, que bem podia chamar-se Mariano Erdogan. Hoje foi o primeiro dia do resto de outros dias e de muitas acções a caminho da libertação sem lugar a recuos. A História registará o dia de hoje, que se junta ao de ontem, e reclama pelo de amanhã que trará a solução que por ora vai sendo adiada com a barriga franquista, regada por vezes com lágrimas e sangue. Os lacaios terão que se vergar mais cedo ou mais tarde, e atirados de uma varanda europeia a qualquer momento, mesmo que esse traidor se chame, Portugal de Vasconcelos;

2 comentários:

  1. Aparentemente a atual Constituição de Espanha (de 1978) foi aprovada em referendo nacional. Com 89% de votos expressos no "sim" - ou seja 59% dos eleitores, votantes ou não, no total nacional. Na Catalunha teve 90% de votos expressos no "sim" - 61% de todos os eleitores. Ou seja, não só teve um apoio claramente maioritário, como uma das regiões que deu maior apoio foi a Catalunha. A Catalunha está prisionaeira de uma Constituição que ela própria aprovou? Não sei quem tem razão, mas falta aí alguma explicação... (finte: Wikipédia em Catalão: https://ca.wikipedia.org/wiki/Referèndum_per_a_la_ratificació_de_la_Constitució_Espanyola_de_1978)

    ResponderEliminar
  2. De facto, na Catalunha nada ficará na mesma. A afronta 'franquista' foi tanta que é difícil de olvidar-se o que ontem (1/10) se passou. E Viva a Catalunha!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.