segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Costumamos gastar no farelo, poupando na farinha


Há uns tempos a esta parte tomamos conhecimento da existência de uma empresa portuguesa de aeronáutica – a Hi Fly –, que é líder mundial no aluguer de aviões de grande porte.
E pelo que nos foi mostrado, a referida Hi Fly tem o maior avião do mundo – o Airbus A380 –, que pode transportar até 800 passageiros. Isto é, é um autêntico paquete com asas.
O referido super avião aterrou em 23/7/2018 no Aeroporto de Beja, que só tem visto pousar moscas, quando o entupido Aeroporto de Humberto Delgado, ex-Portela, em Lisboa, já há muito que rebentou pelas costuras, entupindo todos os acessos.
Como alternativa, longe vai e bem a Base da Ota, que nunca bateu a bota com a perdigota no tocante a estudos pouco claros e muito duvidosa quanto à área circundante, muito cobiçada pelo mundo imobiliário em obter rapidamente elevadas mais-valias.
Agora, algumas carolas voadoras querem a todo o custo, para além de problemas ambientais, que Montijo seja a opção ao vespeiro voador de Lisboa.
E por que não o Aeroporto de Beja, se já está mais que apto a receber aeronaves de grande calado, tendo excelentes vias de acesso?
Os ‘donos deste país’ que se sucedem uns aos outros sempre a pensar que só Lisboa é que é o país, mudem rapidamente de bússola e verifiquem que há muito mais Portugal para lá de Lisboa, tanto a norte com a sul.
E já agora, lembrem-se também que muito perto de Beja temos o mega porto de Sines, que pode ser o grande pólo dinamizador da nossa periclitante economia, bem como a porta de entrada da e para a Europa.


José Amaral

1 comentário:

  1. Ora aqui está uma boa proposta. Melhor, duas. O aeroporto de Beja que tem estado efectivamente às moscas e o porto de águas profundas de Sines que está a anos luz do aproveitamento de todas as suas reconhecidas e enormes potencialidades. Como os decisores políticos não devem nem sequer saber da existência do "Voz da Girafa", veja lá amigo Zé, se consegue publicar a sua boa sugestão noutro espaço com mais visibilidade. Para já, fez bem publicá-la aqui.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.