segunda-feira, 27 de agosto de 2018


“Realpolitik”


Do prof. Ricardo Reis, no caderno “Dinheiro Vivo, transcrevo algumas observações que explicam muita coisa do que pode ser o sucesso dessa figura rocambolesca que ensombra o mundo, mas agrada a tantos americanos, chamado Trump:

“Mais uma semana, mais uma sucessão de episódios grotescos vindos da administração Trump, cuja opinião nos Estados Unidos não podia ser pior mas, nas sondagens sobre intenção de voto, Trump teria boas hipóteses de ser reeleito se as eleições fossem agora.

E isto acontece porque as pessoas podem insurgir-se por qualquer coisa nas redes sociais, mas quando chega a altura de votar só querem saber dos seus estritos interesses no curto prazo, por muito detestáveis que Trump e as suas políticas sejam.

Assim, para uma minoria de pessoas, o aborto é a questão mais premente e Trump nomeou dois juízes para o Supremo Tribunal que poderão mudar a interpretação jurídica para voltar a ser proibido o aborto; Trump pode ser um adúltero, um mentiroso e um crápula, mas para quem está há tanto tempo a lutar pelo regresso a um certo passado vale a pena fechar os olhos.

Para outra minoria, o Estado e as suas intrusões na liberdade individual são a maior ameaça à sociedade, sendo a política ambiental o maior exemplo da tirania imposta por regulações múltiplas e pesadas; com Trump, o departamento do ambiente nos USA  está praticamente fechado, as regras não são aplicadas, os infractores não são punidos e os regulamentos vão sendo eliminados.

Há uma minoria racista, misógina, que odeia certo moralismo e nada lhes é mais doloroso que ver o sítio onde cresceram tão diferente do que já foi; gostavam de poder dizer que odeiam que o mundo à sua volta já não seja composto por famílias heterosexuais brancas a ver basebol e a comer churrasco, sendo Trump  um ídolo para estas pessoas porque diz o que lhe apetece sem querer saber a quem ofende”. E é assim que, somando várias minorias, por mais horroroso e desprezível que o homem seja, pode vir a ter outra maioria”...


Amândio G. Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.