quinta-feira, 23 de agosto de 2018


Quem responsabilizar...


A Califórnia, diz-se na Time, é um complexo e exemplar caso de fogos selvagens, tendo o Departamento de florestas e protecção de incêndios concluído que doze dos mais devastadores fogos ali verificados se deveram ao contacto das árvores com os cabos de alta tensão que por lá atravessam, mas a empresa de electricidade não assume qualquer responsabilidade, o que leva o governador Jerry Brown a propor novas leis.
 
A problemática das alterações climáticas já leva décadas de conversa, clamando os pequenos países em desenvolvimento  para que os grandes poluidores paguem por isso; mas os tribunais, nos casos que lhes chegam, têm-se mostrado cépticos, por não estarem habilitados por leis claras que lhes permitam tomar decisões.

E nos casos em que pessoas individuais mais evoluídas se têm aventurado por conta própria a pedir responsabilidades às entidades poluidoras, não lhes tem sido dada outra resposta que não seja que tudo e todos por todo o globo emitimos CO2 e outros poluentes com efeito-estufa, diluindo assim a questão de quem deve ser responsabilizado pelos custos das mudanças climáticas, que é colocada no final do texto anexo...

Nota-para se poder ler melhor o texto que transpus basta dar um clique em cima.


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.