terça-feira, 24 de junho de 2014

LAMENTÁVEL

câmara municipal do Porto tem colocado em vários pontos da cidade recipientes metálicos de recolha do lixo parcialmente enterrados no chão, substituindo os anteriores em plástico.
Estes novos recipientes possuem a vantagem de serem indestrutíveis ao fogo mas têm desvantagens a começar pela abertura na qual se introduz o lixo. Esta abertura apesar de ter tampa com possibilidade de fechar raramente é feito, as tampas ficam abertas quase ao nível do chão e como possuem arestas muito vincadas tem provocado danos físicos aos transeuntes mais incautos, mas não só, a chuva entra nos depósitos do lixo aumentando o cheiro nauseabundo e a proliferação de insetos principalmente quando o calor aumenta.
Pior de tudo tem sido o caso de animais que vagueiam pela cidade (cães e gatos) em busca de alimentos e caem nestas autênticas ratoeiras, que devido á sua profundidade raramente conseguem sair, acabando por morrer soterrados no lixo.
Era previsível que as pessoas não iam dar-se ao trabalho de fechar as tampas.
Quem concebeu estes recipientes devia ter acautelado esta situação, instalando tampas retrateis, que tecnicamente é facilmente exequível.
Este caso já devia ter merecido a atenção das organizações de proteção dos animais e da autarquia.
A humanidade é o respeito por todos os seres vivos, ensina-se hoje para que a próxima geração seja melhor do que nós.


Cumprimentos,

José Araújo

2 comentários:

  1. E os buracos por quase todas as ruas e passeios da cidade do Porto?

    E fazem-se Obras na Avenida da Boavista, que de Obras não necessitava....porquê????

    augusto

    ResponderEliminar
  2. Parece que tudo é feito de Gabinete, que não há vontade de sentir em cada local a realidade da cidade....logo??????

    augusto

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.