domingo, 3 de maio de 2015

A Educação também se pratica

Vivemos tempos complicados e isso todos o sabemos mas o que sabemos também , é que a crise servindo de desculpa para tudo não serve para a falta de respeito e educação que parece já se tornou moda um pouco por todo o País.
As sociedades ocidentais padecem de graves problemas a este nível mas algumas parece que já começaram a emendar estes desvios educacionais com medidas concretas de ampliação da cidadania ativa .
A nossa sociedade , ainda precisa de retoques profundos a este nível, onde a libertinagem se confunde com a liberdade . Ambas são distintas na sua forma e conteúdo, o que para algumas pessoas se torna de difícil compreensão .
A educação é um dos bens mais preciosos que temos e ele não deve jamais ser depreciado ; o que significa que a par da liberdade , ele terá igualmente de ser praticado. A educação tem preço e tem valor e por vezes ser bem educado e respeitador dos princípios e valores comuns a toda uma sociedade , não é de todo  complicado de colocar em prática .
A educação para além de começar em casa, prolonga se pela escola e continuamente pela vida toda: não acredito que se perca no caminho da nossa vivência social e profissional. Vivemos confrontados com graduais faltas de civismo que não se coadunam com a forma de ser e estar, de uma sociedade que se diz desenvolvida. Ora, uma sociedade não se torna desenvolvida só a nível económico e financeiro ; também o é a nível intelectual e educacional e sem estes princípios basilares para nos reger perante os outros, até podemos ser ricos mas sem educação não chegamos a lado nenhum.
Por isso, redigi um  mini ensaio sobre o que eu penso que deve ser a escola no futuro e o modelo a explicar desde o ensino primário ( se os meus companheiros de escrita assim o desejarem, terei todo o gosto em enviar o referido por email, com conhecimento da respetiva moderadora ).
É preciso acabar com esta forma de estar um pouco selvagem porque isso prejudica sempre o próximo e afigura se uma situação muito incómoda causando um certo mal estar que não deve de todo existir.
Podia perder me aqui em fornecer exemplos que quotidianamente nos deixam com os cabelos em pé mas de nada ia adiantar, sendo mais do mesmo. Criticar sem nada fazer, vai deixar tudo na mesma.
A educação deve ser praticada religiosamente como se um desporto se tratasse ou então não adianta de nada aplica la, e isso deve ser uma preocupação importante a ter no futuro : a bem de todos .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.