quarta-feira, 30 de setembro de 2015

30 DE SETEMBRO DE 1974 -. DOIS FACTOS HISTÓRICOS

Resultado de imagem para antónio de spinola






30 de Setembro de 1974 - O General António de Spínola renuncia ao cargo de Presidente da República.







No mesmo dia 30 de Setembro de 1974 - O General Francisco Costa Gomes, assume a Presidência da República.

Resultado de imagem para COSTA GOMES
Dois facto históricos marcaram este dia 30 de Setembro de 1974. Após a tentativa falhada de golpe apelidada maioria silenciosa, ocorrida a 28 de Setembro de 1974, António de Spínola que desde de 15 de Maio de 1974, ocupava a Presidência da República Portuguesa, renuncia ao cargo e é substituído pelo General Costa Gomes, que devido à demissão do General António de Spínola, Francisco Costa Gomes, assume a Presidência da República, por indicação da Junta de Salvação Nacional, tendo ido o décimo-quinto Presidente da República Portuguesa, o segundo após a Revolução dos Cravos, onde esteve na Presidência da República de 30 de Setembro de 1974 a 13 de Julho de 1976.



4 comentários:

  1. Acho que, cada um a seu modo, cumprirem bem o seu papel. O primeiro, emprestando o prestígio de que vinha aureolado para dar credibilidade à rapaziada, de quem acabou por perder a confiança, por se ter deixado manipular pelas forças da reacção; o segundo, mais realista, teve a sabedoria suficiente para não se deixar manipular por forças opostas, evitando uma iminente guerra civil. Paz às suas almas.

    ResponderEliminar
  2. Correcção: onde ficou "cumprirem" (à la Jorge Jesus) leia-se cumpriram.

    ResponderEliminar
  3. Um, o general do monóculo. O outro, o general do crachá de ouro da PIDE.
    Paz às sua almas.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.