terça-feira, 29 de setembro de 2015

Agora é que é

Segunda-feira, 05.10.2015
Querido Diário:
O novo Governo, da Frente de Esquerda (como conseguiram unir-se?), vai ter muito o que fazer. Adivinham-se os trabalhos hercúleos que esta nova gente vai ter de desempenhar para colar tantos cacos, rectificar tanta asneira, reparar tanta injustiça que outros por aí semearam durante 4 penosos anos. Abençoadamente, a recente viragem na orientação geral da política europeia, sobretudo por impulso alemão, vai ajudar bastante à resolução dos problemas. A mudança de que a sra. Merkel deu mostras aquando da inspirada resolução definitiva do problema dos refugiados, de que hoje, felizmente, já ninguém fala, e o mimetismo que atacou o sr. Schäuble em relação ao “saudoso” Vítor Gaspar na carta de demissão, foram os “penalties” decisivos. A propósito, teria contribuído para a sua renúncia aquela humilhação nacional que os alemães averbaram via Volkswagen?
Espero que o novo Governo combata com firmeza as desigualdades, deixe de estigmatizar a gestão privada só porque o é, trate os bancos como empresas que exigem mais (e não menos!) fiscalização e regulação. Que adopte convictamente a ideia de que os pobres e os desempregados não são meros falhados a merecer punição. Que dirija o SNS como serviço admirável e não estorvo para alguns, que procure dotar o País de muita e qualificada gente, portuguesa ou de imigração. Que proporcione a todos, sem subscrições públicas, a possibilidade de recorrerem aos tribunais. Que trate dos idosos sem cortar-lhes nas pensões. Que passe a negociar com os credores em pé de igualdade sem lhes pagar para nos explorarem. Que não se sinta obrigado a comprar-lhes submarinos, com ou sem luvas de pelica. Bendita hecatombe eleitoral de ontem, que nenhuma sondagem previu (fazemos uma petição pública para acabar com as empresas de sondagens?).


Ó querido diário, desculpa, isto está tudo mal. Eu estava a escrever este texto tendo como verdadeiro o sonho que tive esta noite. Será que nunca mais ganho juízo?     

2 comentários:

  1. A minha opinião amigo, é que irá continuar a sonhar mesmo depois de Domingo. A menos que aconteça o "milagre" de a CDU saltar para além dos 15% e, ganhando o PS,"obrigá-lo" a guinar à esquerda

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.