segunda-feira, 28 de setembro de 2015

EMBUSTEIROS


                         COMO SE TODOS FOSSEM DESTITUÍDOS…      
Aos que olham mais à estreiteza da conta que à largueza da vida, parafraseando o grande jesuíta António Vieira, apresentou há tempos o  JN o quadro dramático de uma viúva com sete filhos, dos quais só o mais velho já pode prover ao seu sustento, mas cujo rendimento foi usado como argumento para cortar aos irmãos o apoio que recebiam!
A imagem daqueles corpos franzinos e rostos tristes, que, sem ponta de demagogia, são uma amostra concreta do que tem vindo a ser feito ao país nestes últimos anos, deveria tirar o sono a qualquer governante decente, se fôssemos governados por gente com vergonha na cara. O quadro dramático representado por aquela senhora e suas crianças, que também vive sob ameaça de lhas tirarem, é um chocante postal de “incentivo” à natalidade.
Entretanto, tomando-nos a todos por mentecaptos, os megafones da propaganda governamental aturdem-nos a todo o momento com o “feito” de terem tirado o país da “bancarrota”, quando é evidente que, depois do esbulho aos que menos têm, ainda cometem a proeza de passar a dívida pública para montantes astronómicos, a coisa nunca esteve tão rota como agora…
De facto, por mais que os  demagogos sem escrúpulos nos tentem impingir as suas patranhas, prometendo que agora sim;  agora, que puseram o país no bom caminho, é que vão olhar pelos mais frágeis, isso não vai mudar em nada a negra realidade de milhões de portugueses, que vai continuar negra, por muito que caiam na esparrela de lhes dar o voto. É que não é da natureza desta gente governar com competência e equidade, tocando nos privilégios da casta de onde são oriundos.E cabe aqui perguntar de onde terá vindo o dinheiro que tanto apregoam ter atafulhado os cofres, e se não vai ser preciso pagar a quem permitiu enchê-los…
É que se o que forçou o pedido de ajuda foi a dívida estar muito alta e a economia anémica, e esta continua fraca e aquela engordou, nos últimos tempos, para valores nunca vistos, que observadores atentos dizem ser impagáveis, nos moldes em que está, fica claro que andamos a ser roubados para mais nada que não fosse encher ainda mais o bandulho a uns quantos nababos, que retribuem as prebendas intoxicando, no seu raio de acção, um povo cada vez mais fragilizado, sem saber bem para onde se virar.

                                     Amândio G. Martins

5 comentários:

  1. Comentário lúcido e actualizado. Devia de ser considerado por todo o cidadão português que pretende votar no próximo domingo.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Amândio, o seu texto é um fidelíssimo retrato das desgraças que grassam por este país, e a devida acusação aos seus principais responsáveis. Devia ter a máxima divulgação possível. Se quiser envie para aqui para eu fazê-lo: fjramalho@live.com.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos senhores Joaquim Tapadinhas e Francisco Ramalho pela atenção que me dispensam.

    ResponderEliminar
  4. A 4/10 poder-se-ia alterar este rumo da desgraça, todavia, meus caros concidadãos, vão ver que mais uma vez 'vamos' o dito à palmatória, para novo esmifranço, até que não tenhamos mais cheta para sustentar tanto sacana a viver a custa do povo.

    ResponderEliminar
  5. o texto acima peca por algumas gralhas: aqui vai ele escorreito: "A 4/10 poder-se-ia alterar este rumo de desgraça colectiva, todavia, meus caros concidadãos, vão ver que mais uma vez 'vamos' dar o dito aos mesmos de sempre, para novo esmifranço, até que não tenhamos mais cheta para sustentar tanto sacana a viver à custa de um povo que não acorda e diga BASTA!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.