sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A 18 de Setembro de 1987, morre o último Presidente da República Portuguesa, apoiado pelo Estado Novo, Almirante Américo Thomaz




Resultado de imagem para américo tomás

A 18 de Setembro de 1987 morre em Cascais, o 13º. Presidente da República Portuguesa e o último, (Apoiado) pelo Estado Novo português. O Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz, que nasceu em Lisboa a 19 de Novembro de 1894. Foi um político e militar português, Oficial da Marinha de Guerra. Sucedeu na presidência ao General Francisco Craveiro Lopes. Foi presidente durante o período de 9 de Agosto de 1958 até 25 de Abril de 1974, sendo seu sucessor o General (Efectivo) e Marechal de Campo (Honoríficos). Pertenceu à União Nacional depois Acção Nacional Popular.
Ingressou no Liceu da Lapa em 1904 e concluiu a sua formação secundária no Liceu Passos Manuel em 1911. Frequentou a Escola Politécnica, actual Faculdade de Ciências durante dois anos, entre 1912 e 1914, ano em que ingressou na Escola Naval, como aspirante no corpo de alunos da Armada.
Em 1916 ao concluir o curso da Escola Naval, e durante a Primeira Guerra Mundial, desempenhou funções no serviço de escolta no Couraçado Vasco da Gama, depois no cruzador auxiliar Pedro Nunes e nos contratorpedeiros Douro e Tejo.

4 comentários:

  1. O meu Caro Mário sabe muito bem marcar as Páginas do Tempo, gravadas na memória do Tempo.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Comparando o velho almirante com a figura caricata que hoje temos no lugar que ocupou, até me apetece dizer: volta Thomaz, estás perdoado!

    ResponderEliminar
  3. O de agora, nem serviria para lavar o convés, pois é um verdadeiro cavaco fora do baralho.

    ResponderEliminar
  4. Era uma autêntica marioneta nas mãos do Salazar.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.