quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Insólito e aberrante



Há uns meses, assaltaram-me a casa, e uma das coisas que levaram, foi o computador. Como sou desmazelado e não tinha nada guardado, todos os textos foram à vida. Um deles, era sobre este assunto e foi publicado no Destak. Também já falei nisto na Antena 1 e na RDS- Rádio Seixal. Trata-se de um assunto que, de certeza, sobre o qual, vai haver aqui unanimidade. Uma aberração que o Destak e o Metro também já divulgaram. E, estranhamente, nada mais ouvi, a não ser a indignação de outros ouvintes da RDS. Devo dizer já que o aumento de “vendedores” , devido, com certeza, à total impunidade e à enorme margem de lucro, tem aumentado continuamente. Já agora, como há aqui muitos companheiros do Norte, gostava de saber se isto também acontece no Porto, Em Braga, Aveiro, Coimbra. Enfim, nas grandes cidades. Então cai vai: a baixa lisboeta, desde a Praça do Comércio, Rua Augusta, Rossio e até aos Restauradores, ou seja, o coração da nossa bela capital, está pejado de dezenas, ou centenas, de indivíduos de determinada etnia ( não digo qual, para não me acusarem de xenófobo, mas todos devem imaginar qual é) a venderem, descarada e impunemente, nas barbas da polícia, “droga”. Coloquei aspas, porque aquilo, segundo me explicou um polícia, é uma mistela prensada à base de folhas de louro. Como não é cocaína ou outra droga autêntica, digamos assim, não são detidos e condenados. Mas eles vendem aquilo como sendo cocaína ou haxixe. Mas mesmo assim, fazem-no ilegalmente, porque para se vender seja o que for, é preciso licença. Daí a pergunta lógica:porque não atuam as autoridades? Resposta do nosso amigo polícia, confirmada por outros: não vale a pena amigo! Não os podemos ter sempre detidos e os tribunais não os condenam. Portanto, amigos, digam lá se isto não é uma autêntica aberração! Como devem imaginar, eles abordam sobretudo estrangeiros e jovens ( eles também são quase todos jovens). Isto dá um aspeto horrível à cidade. Um ar terceiro-mundista. Uma vergonha! Que deveria fazer corar o respetivo presidente da edilidade,mas não só! Todas as instâncias de poder, sobretudo as que têm responsabilidades legislativas, e até todos nós, os que temos conhecimento disto e não reclamamos. Pelo menos o suficiente. Bem! Gostava de saber a vossa opinião.
E com tudo isto, quase que deixava queimar uma cabeça de maruca que tenho no forno. Esqueci-me! Vá lá que ainda fui a tempo…


6 comentários:

  1. Amigo Francisco Ramalho, escusado dizer que lamento o que lhe aconteceu. Infelizmente, continuam e, vai continuar a existir esta espécie de gente, porque ainda existem pessoas ainda piores, que são aqueles que compram "material", e por serem mais baratas e sabem que foram "roubadas". Quanto ao procedimento da nossa polícia, podia contar-lhe alguns casos particulares, mas o melhor é ficar por aqui. Pois enquanto tivermos a justiça que não pune devidamente com mão pesada, para quê vai(ão) o(s) policia(s) estarem a chatear, (esta somente é a minha opinião).
    Desejo-lhe que tudo lhe corra a seu favor, o que lamento é que não vai ser nada fácil.
    Um abraço fraternal do,
    Mário Jesus


    ResponderEliminar
  2. Ò senhor Ramalho, se tudo que anda à solta neste país e devia ser preso o fosse, não ia faltar trabalho aos construtores, tal o número de cadeias novas que era preciso fazer, de Norte a Sul, já que as que existem estão a abarrotar. De facto, alargar cadeias e cemitérios é a situação a que temos vindo a ser conduzidos.

    ResponderEliminar
  3. Já há bastante que é o 'salve-se quem puder'.

    ResponderEliminar
  4. Queria dizer acima que há muito tempo já é o 'salve-se quem puder'. São os tempos de desvario a caminhos do fim dos tempos.

    ResponderEliminar
  5. Caro Francisco Ramalho,
    Aqui estou eu que sou do norte. Qualquer roubo é um crime. Mas o roubo do computador pessoal é o roubo de uma parte de nós, da nossa memória; do nosso pensamento; da nossa correspondência; dos nossos álbuns fotográficos. Enfim, um bom bocado da nossa vida, da nossa intimidade. Por isto tudo lamento muito. Dito isto, vamos ao assunto da xenofobia. Como saberá certamente na civilização espartana roubar só era mal visto se o ladrão fosse apanhado. Caso contrário nada tinha de reprovável. Este costume cultural (ou código de conduta moral) é seguido pela cultura dos ciganos. Se o meu amigo foi roubado por ciganos ou se de facto a baixa de Lisboa (como diz) está pejada de indivíduos de etnia cigana (presumo que de nacionalidade romena) qual o problema de dizer o nome dessa etnia? O Sr. Francisco Ramalho expressa aqui livremente as suas ideias, porque é que tem medo que o apelidem de xenófobo? Vamos cá a ver: quando um dentista matou um leão em África alguém disse que o caçador era canalizador e que o animal era um felino? Aproveito para lhe dizer que ao marco do correio mais próximo de minha casa roubaram-lhe muito recentemente uma chapa que o identificava com as letras CTT e o cavalinho montado por um homem nu. No primeiro domingo de e Setembro fui à feira de velharias de Espinho e numa banca de um vendedor lá estava um igual e ainda mais outro à venda. Estes não foram certamente roubados por ciganos. É o circuito comercial da economia paralela!

    ResponderEliminar
  6. A minha casa, não sei quem roubou. Essa do xenófobo não é por medo! Os "vendedores" que tão má imagem dão de Lisboa, são efectivamente ciganos.Mas não romenos, são portugueses. Também lá há romenos, mas a mendigar. Alguns, provavelmente, também a roubar. Mas isso, não é às claras como os da "droga".

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.