sábado, 17 de agosto de 2019

Comentário (um bocadinho) fora de tempo


Já nos finais de Julho passado, surgiram no blogue dois comentários a um post publicado em 10 de Janeiro de 2015, intitulado “Os caminhos de Santiago no concelho de Torre de Moncorvo”. Ignoro quem foi o autor, podendo, inclusivamente, tratar-se do próprio comentador, que assina António Matos Reis. O comentário não mereceu, na altura, autorização de publicação por dois motivos: indisponibilidade por férias, e porque, a sê-lo, passaria certamente despercebido aos leitores e colaboradores habituais do blogue, atendendo à data remota. Posso anunciar que esses comentários foram já publicados. No entanto, reproduzo-os aqui abaixo:

Embora viva no litoral, conheço Torre de Moncorvo, que me deixou encantado. Mas agora estou a fazer um estudo para o qual precisava de alguns dados que só um morador que se desloca pelo concelho me poderá fornecer. É que estou às voltas com um estudo (já feito e publicado mas que gostaria de completar)sobre a viagem do Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires à Itália e ao seu regresso. Mas quanto ao regresso apenas sabemos que entrou pelo concelho de Espada à Cinta e que passou em Amarante. Haverá alguém que me possa sugerir um caminho que possa ter sido seguido entre Freixo, ou Barca de Alva, e Torre de Moncorvo. A viagem era normalmente feita a cavalo, embora se utilizasse o barco na travessia do rio e eventualmente se pudesse fazer de barco algum percurso no mesmo rio, se fosse navegável. Terei todo o gosto em oferecer a separata do estudo já publicado (e do que eventualmente vier a publicar) a quem me der alguma informação útil. Obrigado.

“Para me contactar: antoniomatosreis@gmail.com”.

2 comentários:

  1. Comheço o Dr. António Matos Reis, um limiano que foi padre católico e abdicou, para se dedicar à sua paixão pela investigação histórica, que terá "herdado" do conterrâneo padre Manuel Dias, há pouco falecido; lamento não ter como ajudá-lo nesta investigação concreta.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.