sábado, 24 de agosto de 2019


Da importância do silêncio...


Um dia destes, na sala de espera da pessoa que, há mais de vinte anos, me dá um arranjo ao que me cresce – salvo seja – dei comigo a pensar como é que ainda não sei o nome dele e, quase de certeza, ele também não saberá o meu.

Como as pessoas que lá vão serão basicamente as mesmas de quando lá comecei a entrar, com uma ou outra nova cara a mais, e uma ou outra que já terá morrido a menos, o cliente chega, saúda quem está e senta-se aguardando a sua vez; nunca ouvi o “tesourinha” tratar alguém pelo nome, nem o cliente se lhe dirige pelo nome; como a freguesia é antiga, nem pergunta como querem, começando logo a desbastar; quando acaba aquele, vira o assento e já está outro pronto a sentar-se, mais um a despachar sem precisar  dizer nada.

E eu, que “detesto” gente gratuitamente palradora, que fala por falar, sem ter nada de interesse para dizer, aprecio isto, que contrasta com o que se passa nas salas de espera do Centro de Saúde, apesar dos cartazes que apelam ao silêncio; e é tal a palração, sobretudo das senhoras que, com frequência, não se ouve quem foi chamado, obrigando médicos e enfermeiros a vir pessoalmente buscar os barulhentos, que nem parece que estão doentes.

E, a propósito de doentes, ocorre-me um episódio passado no Centro de Saúde de Santo Tirso, no tempo em que lá residia, era “minha” médica a Drª Conceição, que tinha fama de “bruta”, mas eu gostava dela; conversava a doutora com o pessoal de serviço na recepção quando a filha pequena, que naquele dia acompanhou a mãe, lhe perguntou se aquela gente ruidosa que estava na sala eram seus “fregueses”: -Ò filha, alguns devem ser. –E estás aí à conversa?... – Deixa lá, que eles parecem ter mais saúde que nós...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.