Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
terça-feira, 6 de agosto de 2019
Vamos sequenciar o "ADN social"!
Vem isto a propósito de na perturbante notícia - Extrema direita à frente no Leste da Alemanha - se ficar a saber que o partido AfD ( Alternativa para a Alemanha) está no primeiro lugar das sondagens das próximas eleições regionais dos estados da Saxónia, Brandenburgo e Turíngia, deixando inclusive a CDU ( alemã!) para trás. Todos estados que faziam parte da Alemanha (dita) Democrática do antes da reunificação. Na Europa é Visegrado o cancro, na Alemanha é isto. O que há aqui de comum? Genoma social? Ou geográfico? Ou estarei a ter um pesadelo? Ou,ou? "Mente fendida" ou/e "travestismo genético-social"?
Só como nota final deixo aqui o que Elena Ferrante escreveu no seu texto "Notícias a cântaros": "...Tive sempre admiração por quem, do interior das convicções mais diversas, na desordem que é própria de todo o presente, intuiu desde o início os perigos enormes do nazi-fascismo e os denunciou com coragem. Mas seremos nós ainda capazes de sermos sentinelas que vêem longe?...". Eu também. Especialmente quando se detectam paradoxos (?) aparentemente sem conexão.
Fernando Cardoso Rodrigues
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Sei que não é "bonito" vir aqui no próprio texto, mas a justificação é que é um acrescento. Saiu um livro - "Era dos Muros", de Tim Marshall - sobre o qual o Público traz hoje (7/7) um relevo com análise que me pareceu uma maravilha. Corri a comprá-lo e vai na mala para férias. Depois de lido, voltarei a ele, se for caso disso.
ResponderEliminar