Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Também vem num jornal
Talvez devesse ficar por aqui mas o título abrangente que emprestei a este texto, vai permitir que "mude um puco a agulha", indo no mesmo carril. Também anteontem, na última página, Rui Tavares escreve um artigo ( "Foi você que pediu uma timocracia?") que, sendo político ( como quase tudo), não tem nada de partidário e muito de transmissão de conhecimentos. Pelo menos para mim. Sabia o que significa democracia, mas ignorava o que queriam dizer kakistocracia, oclocracia ou timocracia . Sei no entanto o que significa aristocracia. E julgava saber ( e continuo a pensar que estou certo) que oligarquia é o governo de poucos ( o prefixo "oligo" assim o diz) e não o governo pelos mais ricos, como o define Rui Tavares. Este último será uma plutocracia. Aliás todas as "cracias" podem ser oligárquicas, excepto uma, a que defendo com "unhas e dentes" e vale por si própria, não adjectivando nada nem ninguém: a democracia
Tudo isto vem no jornal, juntamente com muitas outras coisas, as mais diversas.
Fernando Cardoso Rodrigues
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Depois de ler a notícia veiculada por uma "newsletter" da RTP que me chegou há momentos, é inevitável que volte ao meu próprio texto. Diz o título daquela que o estudo que citei mostra que "não há relação entre a genética e a homossexualidade" (sic). Ora isto não é verdade, aliás como, no pequeno texto que dá corpo ao título, bem como no pequeno vídeo, pela voz da pediatra genetista Margarida Reis Lima, o mostram. O estudo diz que há genética ("bocados" de ADN) e epigenética (factores ambientais, em sentido lato), o que não há... é um gene definidor! Não haverá editores de notícias? No caso, felizmente, há um Provedor... a quem me apressarei a escrever. O que ele fará? Não sei.
ResponderEliminar