quarta-feira, 14 de agosto de 2019


“Escrever com o dedo do meio”


Escreve Vítor Santos, Editor-executivo do JN, que a venda de livros caíu mais de 20% desde 2009, e a recuperação económica não inverteu a tendência, tendo como consequência que, a médio prazo, enfrentemos um problema de falta de qualidade na escrita porque – acrescento eu -  pelo que se vê, quem ainda vai comprando dá preferência a tudo quanto seja porcaria.

Que é o que demonstra Sérgio Almeida, no mesmo jornal, escrevendo que os livros com palavrões no título estão a vender por cá muito bem, dominando os tops, significando que a linguagem chunga está a seduzir os consumidores; ficamos a saber que, aliado a ser uma “bosta”, trazer o livro “bosta” também no título ajuda ao sucesso, o que a mim não surpreende porque, observando bem, não só os livros, mas seja o que for, valem tanto mais quanto menos obriguem a pensar.

Com o título “Um palavrão ajuda a fazer um best-seller”?, Sérgio Almeida refere os nossos  Alberto Pimenta e Miguel Esteves Cardoso, que foram cá pioneiros no uso de títulos chamativos, e ouviu o consultor editorial Tito Couto, que não augura grande futuro ao que diz tratar-se de uma moda volátil e já próxima da saturação, que tem sucesso com um público de massas cada vez mais infantilizado, que reage a estímulos muito básicos.

Mas não sei se será como diz Tito Couto porque, se tudo conduz à “infantilização” das massas, o que é vulgaridade vai continuar de vento em popa; como quer que seja, fico confortável porque, tendo já olhado nos escaparates os vários títulos que Sérgio Almeida enumera, seduziram-me tanto como, embora com outras pretensões, os calhamaços do Rodrigues dos Santos...


Amândio G. Martins

1 comentário:

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