A Copa América é a mais antiga competição de selecções de futebol do mundo em actividade. A primeira edição oficial da Copa América foi realizada em 1916 como parte de comemorações do centenário da independência da Argentina. Na mesma ocasião foi fundada a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Tendo sido o primeiro nome vencedor a inscrever o seu nome na já longa lista de vencedores o Uruguai.
Esta foi a 44ª. Edição da Copa América que foi disputada durante os dias de 11 de Junho a 4 de Julho de 2015, nas idades chilenas de Antofagasta, Concepción, La Serena, Rancagua, Santiago, Temuco, Valparaíso e Vinã del Mar, tendo a selecção do país organizador o Chile, nestas 44 edições a conquistar o primeiro título da Copa América, na decisão através das grandes penalidades por 4-1 frente à pedrosa selecção alviceleste a Argentina.
Tendo a participação nesta edição número 44 as seguintes selecções da Conmebol. No grupo A, Chile; Bolívia; Equador e México.
No grupo B, as selecções da Argentina; Paraguai; Uruguai e Jamaica. No grupo C, as selecções do Brasil, Peru; Colômbia e Venezuela.
Após a primeira edição em,1916 ganha pelo Uruguai, foi preciso esperar 99 anos para o Chile inscrever o seu nome na já longa lista de vencedores desta competição e após quatro finais perdidas e 120 minutos de sofrimento diante da Argentina.
Destaque para a atribuição do 3º.lugar desta edição atribuída à selecção do Peru que venceu o Paraguai por 2-0.
Ficou assim estabelecida e distribuída a lista dos vencedores da Copa América desde do ano de 1916, até à presente edição de 2015 a 44ª.
Lista dos vencedores das 44 edições da Copa América:
Uruguai………. 15 edições
Argentina …….. 14 edições
Brasil …….. 8 edições
Paraguai …….. 2 edições
Peru …….. 2 edições
Bolívia …….. 1 edição
Chile ……. 1 edição
Colômbia ......... 1 edição
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 05 de Julho de 2015)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.