sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Da cidadania

 

Cada vez mais necessárias...

 

 

...São as aulas de Educação para a Cidadania, como se pode facilmente verificar por todo lado; de facto, a começar pelo recrudescer do número de infectados pela pandemia que, depois de ter diminuído com o confinamento -  e o caso dos idosos em casas de acolhimento é um escândalo -  mostra agora uma situação preocupante, numa demonstração clara da falta de disciplina e respeito pelo semelhante porque, neste último caso, não são os velhos que saltam os muros para se divertirem em noitadas desbragadas, mas gente inconsciente e irresponsável que lhes leva para lá o veneno.

 

Outro caso sintomático da falta de civismo é o que se tem passado nos transportes públicos; lê-se no JN que há dezoito milhões de euros de multas por cobrar a gentinha que foi apanhada pelos fiscais sem bilhete válido -  e talvez outras tropelias - porque os faltosos, além do descaramento de viajar à borla, se recusaram a pagar o devido quando a isso foram intimados; e como a máquina fiscal não foi capaz de, em tempo útil, reaver aquele elevado montante, grande parte vai prescrevendo, porque o actual Governo até reduziu o prazo de prescrição de cinco para três anos...

 

 

Amândio G. Martins

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.