segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Defender a verdade

É uma prática cada vez mais utilizada o pôr em causa o valor da verdade elevando a propagação da mentira, deturpando acontecimentos actuais e pretendendo reescrever e distorcer a história. A recente divulgação pela SIC no seu jornal da noite duma capa falsa do The New York Times, inserida na vergonhosa e reacionária campanha contra a Festa do Avante, ilustra a falta de rigor e credibilidade que campeiam em notícias, opiniões e comentários. A generalidade da comunicação social, dominada pelo grande capital, afina em campanhas comuns de manipulação e mentira, promovendo ao mesmo tempo individualismo, medo, alarmismo, resignação e submissão, diabolizando quem luta para defender e reivindicar direitos e melhores condições de vida, nomeadamente os trabalhadores. Defender a verdade, combater a mentira é uma necessidade evidente para impedir a degradação da democracia e da consciência social e política das pessoas.

1 comentário:

  1. A mentira só existe em coisas factuais.A titulo de exemplo, tanto pode ser uma capa falsa como a retirada duma cara duma fotografia.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.