quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O "Chico"

 Há dias atrás a RTP2 transmitiu um documentário sobre Francisco de Holanda, figura do Renascimento. Já antes, a Imprensa Nacional tinha publicado um opúsculo sobre essa figura portuguesa, numa excelente colecção que, penso, ainda perdura. Vi, li e gostei.

O meu interesse foi "retroactivo" pois veio do facto de, durante a minha adolescência e juventude, ter jogado andebol no grupo desportivo que tinha o nome do renascentista português. O que desde logo é curioso pois quase todos éramos alunos do Liceu de Guimarães e quem ostentava o nome Francisco de Holanda era a Escola Industrial, hoje Escola Secundária. Mas mais curioso ainda era que, num "atrevimento" próprio da idade, dizíamos que jogávamos no.... "Chico de Holanda". E, não satisfeitos, abreviávamos ainda mais para... "Chico". Comecei pelo fim, pois agora diria: joguei no Sr. Francisco de Holanda. E, vai daí... talvez não.

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.