OBS. Publicado no jornal Público de 2/5/15
Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
"JE SUIS UBER"
OBS. Publicado no jornal Público de 2/5/15
6 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
É uma questão cultural. Os tiques "fascisantes" não se perdem facilmente e, há um tempo para cá, até se vão recuperando. Os que têm algum poder cilindram os que o não têm. Vejamos o tal projecto de consulta prévia sobre a cobertura das eleições, vinda da Assembleia da República ou as contas pouco claras do funcionamento do Tribunal Constitucional. Aos actores nada é exigido, mantêm-se nos cargos, porque as raízes estão lá. Isto não tem concerto porque a democracia, em muitas situações, é apenas fachada. Um abraço lusitano.
ResponderEliminarSem dúvida, amigo Joaquim. Há muitos anos, penso que na década de 80, um político-intelectual francês, Jean François Revel, publicou uma obra muito interessante, chamada, muito propriamente no caso em análise, "A Tentação Totalitária". O que me chateia, sinceramente, é que os novos totalitários, ou "democratas" com tiques totalitários, enchem a boca de democracia.
ResponderEliminarSalazar, ao menos, foi intelectualmente honesto. Combateu os que queriam uma democracia parlamentar ou representativa, e teve a coragem intelectual de defender em texto escrito, que não acreditava nessa democracia representativa, apresentando as suas razões.
Gostei do texto, mas não sei opinar conveniente. Mas que existem muitos 'facholas' armados em 'democratas', lá isso existem, e mais do que pensamos.
ResponderEliminarPor vezes, vejo-me nos dois campos opostos!
Só a tumba remediará tal mal.
A vida é cheia de contradições, caro JBA. Uma prova da velhice, ou da sabedoria senior, é quando temos tempo para antes de fazermos um julgamento, analisarmos os dois lados da questão, ou dos seus dois actores, como se fôssemos nós próprios. Não é um mal por isso, é sabedoria. Pena que só chegue quando estamos mais perto da "grande viagem".
ResponderEliminarPublicado hoje, sábado, dia 2 de Maio, no jornal Público, assinado por Manuel Martins, que sabemos ser a mesma pessoa. Parabéns ao autor e ao jornal.
ResponderEliminarObrigado Caro Joaquim, pelo amigo e amável incentivo. Abraço.
Eliminar