sexta-feira, 17 de abril de 2015

O nostálgico placebo das pulseiras Power Balance



Olá! Pulseiras Power Balance, ainda se lembram? E se hoje fizéssemos uma espécie de perdidos e achados, e confrontássemos os amigos e conhecidos que na época juravam a pés juntos que a pulseira placebo era de facto milagrosa? Eu acho que seria brilhante!
A pulseira Power Balance foi aquela pequena trafulhice que surgiu por volta de 2010 em Portugal e que prometia mais força e equilíbrio. As farmácias fartaram-se de vender, em pouco mais de três anos, foram vendidas cerca de três milhões de pulseiras, e pelo que me lembro estavam na casa dos 20 euros cada. Para além das farmácias, os feirantes vendiam aquilo que era uma coisa doida, e até as lojas do “chinês” facturaram que foi uma coisa doida. Contudo, o negócio brilhante durou pouco e rapidamente a empresa foi processada, chegando até mesmo a admitir que as pulseiras concediam mais força e equilíbrio, e que tiveram uma conduta enganosa.
Recordo-me de ter visto inúmeras figuras públicas com a dita cuja pulseira, desde Cristiano Ronaldo, David Beckham, Lindsay Lohan e mais uns quantas, que exibiam sem qualquer pudor a pulseira mágica no pulso. Certamente esta exposição impulsionou inúmeros fãs a confiar plenamente no produto, e não sou ingénuo por pensar, que tiveram iniciativa própria e usar a bracelete do poder, sem ter recebido alguma coisa em troca.
Contudo, o que me levou a escrever este texto foi mesmo a irritação que me deu na época as pessoas totalmente enganadas com um produto que já estava cientificamente provado como placebo. Houve pessoas de tal forma confiantes, que recusavam-se a acreditar nas próprias palavras da empresa que as fabricou.
Hoje, em pleno 2015, gostava de ouvir e ler alguns relatos dos iludidos pela “grande” equilibradora de humanos que foi a pulseira Power Balance. Vai na volta, ainda aparecem alguns fanáticos pela mais que provada “aldrabice”, porque pelo que já tive a oportunidade de verificar, o site da empresa ainda está online e ao que parece ainda vende estes produtos. Incrível, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.