sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ARY DOS SANTOS,Estamos Vivos, com Fernando Tordo



Estamos Vivos, foi um LP lançado na Festa do Avante de 1977, que decorreu no Vale do Jamor, com a presença de Ary dos Santos e Fernando Tordo. As canções deste disco foram praticamente ignoradas pela rádio e televisão, inseridas na campanha anticomunista e de promoção da política de direita.

Ary dos Santos escreveu todos os poemas de Estamos Vivos (1977), com músicas e interpretação de Fernando Tordo. Também todos os poemas de Um Homem na Cidade (1977) e Um Homem no País (1982), ambos de Carlos do Carmo, foram escritos por Ary dos Santos. Todos os poemas de três discos será um facto único e inédito na discografia portuguesa.

No final do passado mês de Janeiro, a TAP deu o nome de Ary dos Santos a um seu novo avião, seguindo uma prática de homenagear portugueses que se distinguiram, sempre que coloca uma nova aeronave ao seu serviço.

Autor de mais de 600 canções e de uma obra poética assinalável, José Carlos Ary dos Santos nasceu em Lisboa, em 07.12.1937 e morreu, também em Lisboa, em 18.01.1984. Além de ser um dos mais importantes poetas portugueses do século XX, foi declamador e militante do Partido Comunista Português, desde 1969.

Na cerimónia do novo avião da TAP, participaram Fernando Tordo e Simone de Oliveira que interpretaram as canções Tourada e Desfolhada Portuguesa, vencedoras do Festival da Canção da RTP, respectivamente em 1973 e 1969. Ary do Santos venceria igualmente o festival da RTP em 1971, com Menina do Alto da Serra, interpretada por Tonicha; e em 1977, com Portugal no Coração, cantada por Os Amigos (Ana Bola, Luísa Basto, Fernanda Piçarra, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Edmundo Silva).   

Normalmente as canções mais divulgadas de Ary dos Santos são as associadas ao festival da canção, escondendo-se sobretudo as de cariz mais político e de intervenção, ligadas à vida e luta do povo português. Nos intérpretes dos seus poemas, para além dos já referidos, importa salientar Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, José Afonso, Beatriz da Conceição, Hugo Maia do Loureiro, José Manuel Osório, Maria Armanda, Tony de Matos, Teresa Silva Carvalho e Vasco Rafael.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.