Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
domingo, 16 de fevereiro de 2020
O TRIPALIUM E A MÁQUINA
Não se trabalha para satisfazer uma necessidade, e logo repousar em sossego, trabalha-se para se poder trabalhar ainda mais. E é nos meios artísticos que encontramos vozes críticas ao culto do trabalho e da produtividade. Foi essencialmente a tradição poética francesa, primeiro com Baudelaire e mais tarde com os dadaístas, surrealistas e outros, que se opôs à sociedade do trabalho. Vendêmo-nos todos os dias ao patrão, vendêmo-nos como objectos, como mercadorias, a nossa liberdade está castrada. É uma imposição e um absurdo o "ganhar a vida", um insulto à graça do nascimento, à bênção e à poesia da vida, da vida total e plena. Não percebo porque é que grande parte das pessoas parece estar contente no meio de tanta obrigação, de tanta ordem, de tanta finança. Não percebo porque aceitam e obedecem, assim, à máquina.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.