sábado, 22 de fevereiro de 2020

O(s) homem(ens) sem qualidades ou um texto "inoportuno"

Nos últimos dias tem sido uma "vindima" entre figuras públicas. Vasco Pulido Valente (VPV), Pina Moura (PM) e João Ataíde das Neves (JAN). Bem lhes queria escrever um epitáfio bonito mas.... há algo que me trava a mão. Dirão que estou a ser inconveniente mas, olhem, estou a ser sincero, embora, claro, deseje "paz às suas almas".  De VPV, o elogio tonitroante chega a ser obsceno, já que é a inteligência  e a cultura que se glorificam e. mais ainda, elas desculpam toda a truculência, convencimento, má educação e ideologia que o carcterizavam. Se Deus irrelevar assim os meus "pecados", ainda tenho uma probabilidade de se me abrirem as portas do céu.... De Pina Moura. o trajecto político, de delfim de Álvaro Cunhal a "Cardel Richelieu"  de António Guterres, acabando a administrador da "liberalérrima" Iberdrola, tudo é incoerência pois defendeu - e no poder - tudo e o seu contrário. Ah, mas .... era super inteligente, como VPV! O último, JAN, - obviamente inteligente e culto - sendo magistrado da judicatura, voltou-se para a política em diferentes e variados cargos, deixando de lado a profissão para que teve formação específica, acabando, na véspera da morte... a votar, na última fila, com uma abstenção, todos os projectos-lei sobre a despenalização da morte assitida. Isso mesmo, da morte assistida! Como pode alguém abster-se naquela tarde e sobre aquele assunto?!
Perdoem-me "crueldade", mas fui incapaz de escrever panegíricos e também.... não me abstenho.

Fernando Cardoso Rodrigues

3 comentários:

  1. Aplica-se, nestas situações, aquela "manhosa" frase: Depois de bem mortos e enterrados, todos os "sacanas" foram excelentes pessoas; tinham lá as suas coisas mas, no fundo, não eram maus diabos. E depois há a de Ortega Y Gasset: Cada homem é ele e a sua circunstância"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito para lhe dizer que já li " A Rebelião das Massas". Muito bom. Claro que há alguns conceitos de que discordo (atrevimento meu...) mas perebo que, mesmo com ideias intemporais, também tem algo de datado.

      Eliminar
  2. E a mim "assombra-me" que, tendo sido escrito há cem anos, se "aplique" quase tudo aos dias de hoje!...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.