sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020


Paranoia viral...


Com o surto infeccioso surgido na China, começam a observar-se comportamentos  pouco menos que paranoicos, como o que transforma navios de cruzeiro em prisões flutuantes, com milhares de pessoas em sobressalto, impedidas de saír a terra e até de se aproximarem dos portos, como aquele que viu recusada em cinco países a sua aproximação, até que as autoridades cambojanas o autorizaram aportar.


E se é óbvio que não se podem descurar cuidados básicos, o pior vírus parece ser a forma como se passou a olhar o problema e o medo irracional poder estar a ser transformado em arma económica; é que em igual espaço de tempo decorrido desde que surgiu notícia deste problema, todos os anos morre maior número de pessoas com outras  gripes, pneumonias e sarampos sem que se verifique tal alarmismo.

O cancelamento daquele importante evento tecnológico em Barcelona, usando o “vírus chino” como argumento, parece a muita gente um sinal claro de irracionalidade que, a manter-se noutras situações, irá causar bem pior mal ao mundo;  e os malvados que fazem da falsidade a sua forma de vida já semeiam por todo lado imagens de performances artísticas que há tempo foram notícia, usando corpos espalhados pelo chão numa praça pública, como sendo a razia que o coronavírus está a fazer na terra de origem!...


Amândio G. Martins

1 comentário:

  1. O pânico, os interesse económicos e o egoísmo humano exacerbado dos nossos dias, são um perigosíssimo "caldo de cultura" para a irracionalidade...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.