sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O IVA da electricidade dá choque


Por ingenuidade minha, indesculpável na idade a que cheguei, dei-me ao luxo de pensar que era desta que o IVA da electricidade ia baixar. É evidente que a redução da taxa não iria resolver o problema das pessoas que pensam duas vezes antes de ligar o aquecedor, ou das que nem sequer o têm porque não lhes serviria para nada. Mesmo assim, eu saudaria efusivamente tal medida, tendo em conta a lembrança da indignação que me assolou quando o então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a reboque da troika, decidiu subir aquela taxa. Na altura, pensei que, assim que fosse afastado aquele malfadado Governo, eivado de pensamento neoliberal, a anulação da medida que subiu a taxa da electricidade iria inevitavelmente acontecer. 
Em Agosto de 2011, Vítor Gaspar anunciou que a subida do IVA na electricidade para a taxa normal traria um aumento de receita de 100 milhões de Euros. Seria de pensar que, oito anos passados, a anulação dessa medida, atendendo à inflação, custasse cento e picos milhões. Mas não, diz o Governo que são 800. Já o PSD fala em 376 milhões. Os números falam por quem os profere, mas o “espírito” de Vítor Gaspar ainda paira por aí. Público - 09.02.2020.

3 comentários:

  1. Será o tal ditado de que "os números bem castigados"?....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas os castigados somos nós. Os números, coitados, esses são mesmo torturados.

      Eliminar
  2. Apesar de cá em casa nos aquecermos a lenha, que vivemos num meio onde nunca falta, a factura da EDP pesa bastante, porque a água para casa é bombeada a electricidade e o cilindro de aquecimento da mesma também "come" muita...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.