Com alguns dias de atraso devido às férias do autor deste texto, mas que contudo ainda vai bem a tempo e deve sem dúvida de ter o merecido apreço neste espaço e dado que foi o devido destaque à homenagem que o Sport Lisboa e Benfica, prestou, no passado dia 27 de Agosto de 2015, no Pavilhão Fidelidade, do Estádio da Luz, (só foi de lamentar o facto do pouco público que aderiu e que foi pena, pois a homenageada merecia um pavilhão mais repleto e composto de mais público), que a jogadora homenageada merecia, num jogo entre a equipa feminina de futsal do Sport Lisboa e Benfica, que defrontou o Benfica Corporate de Rui Costa, cujo resultado (o menos importante, mas foi de 5-5), numa justa homenagem à maior e melhor futsalista portuguesa de sempre, RITA Isabel Costa MARTINS, nascida em Lisboa a 26 de Junho de 1979. Onde se iniciou na prática desta modalidade do futsal, nas equipas dos Unidos do Caxiense e Grupo Desportivo “Os Lobinhos” , e a equipa dos Novos Talentos na época de 2000/01, onde esteve quatro épocas, seguindo-se o Sport Lisboa e Benfica onde representou e serviu, ao seu mais alto nível, o clube das águias, durante onze épocas, sendo nas ultimas épocas uma notável e exemplar capitã, somente sendo interrompido o seu percurso no clube da Luz, na época de 2011/12 onde representou o clube espanhol do Valladolid FSF. Capitã da equipa do Benfica, onde foi por 4 vezes campeã nacional, tendo vencido também uma Taça de Portugal e uma Supertaça, somando ainda mais 13 títulos regionais.
Representou as cores da selecção de Portugal por 36 vezes tendo marcado 24 golos.
Na gala do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Janeiro de 2015, foi considerada com todo o mérito a “jogadora do século”.
Um grande exemplo de jogadora da modalidade, que deve ser seguidas pelas mais novas nesta modalidade que é o futsal feminino.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 06 de Setembro de 2015)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.