sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Dá que pensar

Ontem à noite, já com um olho aberto e outro fechado, retive um "naco" do "A Era dos Muros" de Tim Marshall. Escrito não num sentido apologético mas sim explicativo. Aqui vai, a  propósito do unilateralismo ("guerras") , mormente comercial, de Trump:

     "A América constitui aproximadamente 22%  da economia mundial. Mais importante, pode dar-se ao luxo de cortar relações , pois apenas exporta 14% do seu PIB, de acordo com o Banco Mundial, e 40% disso vai para os vizinhos México e Canadá, por isso, ainda que as guerras comerciais globais saiam caro à América, é a única potênciaque pode absorver as potenciais perdas de se retirar da globalização sem se comprometer seriamente a curto prazo".

Fernando Cardoso Rodrigues


2 comentários:

  1. Os economistas americanos mais lúcidos e as empresas de capacidade global não perfilham essa análise...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordamos em que é uma análise, ou melhor, uma leitura. Já nem tanto com o ápodo de "os mais lúcidos"... e quanto às "empresas de capacidade global", poderão pertencer aos 14%...
      Bom, mas isto é sómente para dar opiniões "para a mesa" e não colocar "muros" de que TM fala, mais dos que de betão...

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.