quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Do you speak português?...


Oeiras, o Município de excelência está a alargar a sua internacionalização utilizando palavras inglesas para abrir portas ao Mundo.
Primeiro começaram a aparecer os Park’s – imóveis de grande capacidade onde estão sediadas empresas e serviços. Com bastante procura Oeiras foi-se, está a espraiar-se a nível mundial. Passámos há tempos a ser Valley e  Oeiras tornou-se conhecida no cosmo. Agora temos um Shuttle que vai e volta gratuitamente ligando a estação de comboios de Paço de Arcos a três parques empresariais. Funciona das sete da manhã às sete da tarde e os intervalos são de 20 minutos. Só aos dias de semana. Ao Sábado não há. É uma ajuda.
Não seria possível projectar-se Oeiras com vocábulos portugueses?
Já há tempos que algumas revistas sobre Oeiras são bilingue facilitando o conhecimento do nosso território a quem aqui aterra mas, por exemplo Oeiras em Revista continua com letrinha pequena (como já tenho referido) o que dificulta a muitos dos Munícipes a sua leitura e temos de nos lembrar que Oeiras alberga um número significativo de pessoas com mais de 65 anos. Há sabedores que também apontam que o inglês não é dos mais correctos.
Na última Assembleia Municipal (17/9) as informações sobre o desenvolvimento em curso e o que está projectado para o nosso Município, fornecidas detalhadamente pelo presidente da Câmara Municipal, faz-nos “acreditar” que realmente vivemos na área mais pra frentex do continente europeu.
Os nossos parques empresariais têm muita mão de obra fora do nosso Município de Oeiras. Muitos desses trabalhadores gostariam de se fixarem mais perto do local de trabalho mas não conseguem encontrar habitação e a pouca que existe tem preços proibitivos.  Os responsáveis autárquicos estão preocupados e continuam a transmitir que estão em estudo soluções para ajudar a resolver este problema. Não atinge só os trabalhadores que todos os dias entram neste Município para trabalhar, atinge também os jovens que cá vivem em casa dos pais e que gostariam de terem a sua habitação. Aguardemos: o Município está a estudar o assunto de habitação a preços compatíveis.
Entretanto uma sugestão: não seria oportuno o Município promover a abertura de creches que servissem os parques empresariais ajudando a resolver um problema dos jovens que estão adiando a maternidade pela falta de local onde deixar os filhos? Naqueles grandes edifícios não haverá espaço para berçários? Porque não é feito já um levantamento junto das várias empresas aqui sediadas para que – caso esta necessidade seja uma realidade – no próximo ano seja inaugurada esta valência e Oeiras continuar a “orgulhar-se de estar a contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos seus munícipes e de todos os que trabalham neste Concelho”.

Maria Clotilde Moreira

Jornal Costa do Sol - 25.09.2019

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.