O JN noticiou que, segundo um inquérito realizado pela Pitagórica, o sim à regionalização venceria com uma margem de 12% se um referendo fosse feito hoje. Os dados parcelares são muito curiosos pois somente em Lisboa é que o "não" ganharia e com uns 48%, Fora isso, o "sim" fá-lo-ia no resto do país e acima dos 50%. Os votantes maioritários pela regionalização pertencem aos PS e BE, com relevo para o último. À direita, os PSD e do CDS, embora em menor percentagem, também regionalizavam. Os comunistas inquiridos são maioritariamente contra o regionalizar.
Retiro disto três coisas: a primeira é que é mesmo verdade, pelo menos nas intenções ditas, que os portugueses parecem fartos da "macrocefalia" de Lisboa... excepto os lisboetas ( pois então, têm o governo e a autarquia, o "dois em um"...); a segunda é que paradoxalmente (talvez nem tanto...) os comunistas , que só têm poder político factual nas autarquias....preferem a centralização desse mesmo poder...; o terceiro é mais uns "medos" meus que têm a ver com a visão que muitos do pró "sim" têm do que é regionalizar. Para além de terem uma tendência para o "parcelizar ideológico" de quase tudo, ainda por cima o vêem com uma lógica "gastronómica", de "romaria" ou, muito pior, com lógica de "famiglia" que rapidamente redunda em corrupção ainda maior do que a que já existe no momento. Eu ainda não me decidi pois não gosto de "saltar da frigideira para o lume" e as coisas não me parecem tão a "preto e branco" como alguns julgarão...
Fernando Cardoso Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.