domingo, 29 de setembro de 2019

Foi sempre assim, mas...ou de como a realidade se confunde com a ficção...

No mesma semana soube do "caso Tancos" e vi um filme e o fim de uma série na televisão. Do primeiro ouvimos coisas como chamar "papagaio mor" ao PR, logo desdito, "by proxy", nas intenções ; sms entre ministro e deputado, avisando o primeiro que ia mentir na Assembleia da República; acusações várias do Ministério Público; negações do Presidente da República dizendo que "não é criminoso" (sic). Depois vem a entrada do caso na campanha eleitoral para a AR, com ataques de Rui Rio a António Costa e o referido deputado, Barbosa Ribeiro, com ar sério, a dizer  "no comments". E, para já,, vamos aqui.
O filme - "The Post"- realizado por S. Spielberg e interpretado por Tom Hanks e Meryl Streep nos principais papeis, fala da descoberta pelo Washington Post ( e pelo  New York Times) de papeis secretos que  mostravam que havia muito tempo que os EUA sabiam perdida a guerra do Vietnam mas continuavam a enviar soldados para lá e a mentir ao povo americano e ao mundo. Tempos de Robert MacNamara e Richard Nixon. Logo depois veio o Watergate... RN que, mesmo na "despedida" forçada disse que "não era criminoso".
A série - "Lei e corrupção" - trata de uma secção da polícia inglesa ( AC12) que investiga ligações entre altos cargos daquelan e o mundo do crime. O fim deixa em aberto o que se seguirá, mas não tem a veleidade de insinuar sequer que "os maus foram vencidos" para sempre...
Tancos vai continuar, Nixon mentiu, cometeu dolo grave e foi criminoso e ... a corrupção não pára de se "ir mostrando" .... Estaremos condenados?

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Infelizmente, estamos: Condenados a estar num País de corruptos sem problemas em o ser...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.