sábado, 14 de setembro de 2019

"Tabu"

É o nome da crónica que Francisco Louçã (FL) tem na SIC. Em jeito de pequena entrevista, que lhe é feita por uma jornalista. Ontem ouvi-o e tenho algo a dizer sobre o que me "espantou". Em determinado momento ( bem encenado...), os dois levantam-se e vão para a beira duma projecção onde FL... explica com números aquilo que.... Catarina Martins aflorou no debate com António Costa, acusando-o de não os ter posto no programa do PS para omitir discrepâncias. Logo de seguida, faz a crítica do que, vergonhosamente, se está a passar com o juíz Rui Rangel (RR) ao serem-lhe distribuídos processos de que ele é parte integrante.
Páro aqui para dizer algo. Eu sei que a independência é quase uma impossibilidade e a neutralidade decorrente também e, por isso, ....o que faz de FL um comentador quando se comporta como "muleta" correctora/adjuvante ( agora sem contraditório) da líder do Bloco de Esquerda em tempo de eleições? Com as devidas diferenças - um caso é político e o outro da Justiça mas, ambos, pouco éticos - não estará a fazer o mesmo que RR ( embora culpa não fosse dele, mas do Tribunal de Relação), ao poder ser acusado e julgador num "conúbio" sem nome?

Fernando Cardoso Rodrigues

5 comentários:

  1. Francisco Louçã é uma das pessoas, que já teve o seu - dele - tempo e como Elisa Ferreira, Lagarde, enquanto lhes derem "palco" não largam, e não são os únicos.
    E como aconselhadores seniores, seriam excelentes, mas o que fazem é estar sempre a aparecer ao vivo e a cores, ou a ocupar lugares que deviam, ser entregues a mais jovens-competentes, é mais do mesmo.
    E Francisco Louçã como Mentor da Catarina Martins mexe os cordelinhos….dá para ler rapidamente no Expresso...mas sempre ...mais do mesmo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha crítica referia-se ao facto que referi e ao seu significado, não ao valor intrínseco de Francisco Louçã. Alíás como aos dois nomes que cita, por muito que possa discordar das suas opinões, mormente Elisa Ferreira.

      Eliminar
  2. Que de tão bom fez Elisa Ferreira??
    Como ouviu e pelo que ouviu na Casa da Música, em Março último, qual foi a razão para não deixar falar Daniel Bessa?

    Que fez no BdP??? Que fez em Serralves?

    Tal como a Lagarde , um desastre o que fez para chegar onde chegou no FMI...

    LOUÇÃ, não chega ser de esquerda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei com um texto sobre a minha visão de como não se deve exercer duas funções que, nalgum ponto, se cruzam incompatibilizando-as e... já íamos num inquérito sobre sobe as qualidades de personagens diversas, algumas das quais até algo fora do contexto. Pode ser? Pode, mas não vou por aí, porque desconstitualizo, no essencial, o que disse no texto inicial.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.