Fernando Cardoso Rodrigues
Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Nacionalismos: Frei Bento o disse.....
... não eu, mas corroboro. Na sua crónica de domingo passado, no PÚBLICO - De Agosto para Setembro, Deus mudou? - cujo titulo não consegui acompanhar totalmente no texto que o encorpa, critica um de "dois Iavés" que o Antigo Testamento (AT) reporta. Isto não sem antes - como é clássico em toda a Igreja Católica - nos pedir que leiamos a Bíblia " com inteligência e sem fundamentalismos" (sic). Suponho que se conteve para não acabar a sua frase com a palavra.... literais. Talvez porque lhe conviesse ( e, valha a verdade, também a mim, no caso vertente...) como se verá a seguir. Voltando a Iavé, diz Frei Bento Domingues que o AT fala dum "Iavé cósmico" e dum "Iavé histórico", corespondendo o primeiro ao mito (sic) da criação e o segundo à relação dele mesmo com Israel. E termina "batendo forte" neste último que identifica como sendo um "Deus nacionalista", fortemente invocado pelas " nações que o incorporam como unicamente seu". E se "o nacionalismo continua a revelar-se como pouco recomendável para o bem a humanidade, um nacionalismo divinizado é a peste das pestes" (sic). Termino, já que a própria Bíblia me concede a hipótese de optar... por fazê-lo pela mesma escolha que Frei Bento (inteligentemente...) faz e manifestar uma mundividência inclusiva, em detrimento dos nacionalistas que, ainda por cima, trazem Deus " à arreata", como (lhes) convem....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.