segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Bicharada mortal

 

De novo a legionela...

 

 

As populações de vários concelhos do litoral da área metropolitana do Porto, como se já não lhes bastasse a malfadada pandemia, defrontam-se agora com a bactéria da legionela que, diz uma senhora, a preocupa mais que a covid, pois ainda nem se sabe de onde vem nem como se proteger dela; para agravar, desde 2013 que não há inspecções obrigatórias aos locais susceptíveis de a “praga” se desenvolver; e, segundo um especialista da Faculdade de Medicina do Porto, Acácio Rodrigues, revelou à TSF/JN, há fábricas e outros espaços de uso público que estiveram fechados e reabriram sem nenhum tratamento às condutas, sabendo-se que as águas paradas são propícias ao desenvolvimento da bactéria.

 

E o problema é tanto mais grave quanto as sequelas que ficam naqueles que tiverem a sorte de se curar também não são brincadeira nenhuma; e do que sobre o assunto se falou, aquando daquele surto na área de Lisboa, julgo ter percebido que a insidiosa bactéria se pode desenvolver até nas canalizações das nossas casas, que agora poucas serão as que não dispõem de sistema de aquecimento da água que circula nas tubagens, pelo que só nos faltava agora outra desgraça em cima da que já estamos a enfrentar...

 

 

Amândio G. Martins

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.