quarta-feira, 25 de novembro de 2020

ÉPOCA EM QUE O CINEMA CONTINHA ARTE E CULTURA—O FILME GABRIELA E SUAS TRILHAS MUSICAIS


         Duas das trilhas sonoras que marcaram época no cinema brasileiro: “Modinha para Gabriela”, composição de Dorival Caymmi na voz da cantora Gal Costa e “Menina Alegre” do poema de Jorge Amado, musicado por Dori Caymmi, na voz melodiosa do cantor Djavan.

Este filme de 1987, foi rodado na cidade de Paraty, estado do Rio de Janeiro, pela sua semelhança com a cidade baiana de Ilhéus, palco dos acontecimentos no romance do mesmo nome em que o filme foi baseado, do escritor Jorge Amado.

Teve como atriz principal Sônia Braga (a mesma da novela da Globo de 1958). Para o papel de “Seu” Nacif, foi escolhido um ator italiano de expressão internacional, Marcello Mastroianni.

Esta película se caracterizou pela limitação de idade para assisti-la, devido às cenas consideradas muito ousadas, até para época atual.

1 comentário:

  1. A novela televisiva "Gabriela"foi em Portugal uma estreia absoluta desse tipo de espectáculos; e foi tal o sucesso que, a partir daí, não só não parou mais a exibição de novelas brasileiras como nasceu uma escola portuguesa de novelas televisivas para todos os gostos; e o autor da obra literária, Jorge Amado, fez por cá várias amizades, não só no meio literário como popular; e ficou tão deliciado com os pastéis de nata da pastelaria "Zé Natário", aqui de Viana do Castelo, que o comerciante, enquanto ambos viveram, lhes enviava com frequência caixinhas de natas para o Brasil, não só para o famoso autor como também para D. Zélia...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.