sexta-feira, 28 de julho de 2017

Nos tempos idos

Nos tempos idos da nossa juventude também usávamos o calão, sem se usar as asneiras que hoje em dia ouvimos a ‘torto e a direito’.
Assim, quando algum de nós fazia algo fora do comum – para pior – ou saía das normas estabelecidas, logo ouvia ‘eh pá, estás com a filoxera!’, que era o mesmo que ‘não estás a bater bem da mona’, ou ‘não estás bem da cabeça’, ou ‘perdeste o juízo por completo’, ou ainda, ‘não terás perdido um parafuso?’. Eram estas frases as mais corriqueiras dessa altura.
Nos tempos actuais, onde impera tanto desnorte, apesar do muito saber, mas enxameados de tantas pragas, poderemos dizer ‘eh pá, não estarás com a xylella fastidiosa?’

Filoxera – foi a praga mais devastadora da viticultura a nível mundial, a partir do último quartel do século XIX.

Xylella fastidiosa – bactéria nefasta em várias espécies vegetais, incluindo a oliveira, a amendoeira, etc., cujo primeiro surto é reportado a Outubro de 2013.

José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.