terça-feira, 18 de julho de 2017

PONTE INFANTE D. HENRIQUE - pontes no Rio Douro entre Porto e V.N.Gaia e vice-versa (8)


Mais conhecida por Ponte do Infante, começou a ser construída em 2001 e foi inaugurada em Março de 2003.
É uma ponte rodoviária e foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte D. Luís I, que passou a ser utilizada para a circulação do Metro do Porto. A Ponte do Infante foi projectada pelos engenheiros António Adão Fonseca e Francisco Milanes Matos.
A ponte tem 371 metros de comprimento e 20 de largura. Com a Ponte do Infante voltou a opção por ponte com arco, embora a meia encosta, em vez dos pórticos e vãos utilizados nas duas pontes que a antecederam, a de S. João e a do Freixo.
Em fase adiantada da sua construção, no início de 2002.

2 comentários:

  1. Terminou a publicação das pontes entre V.N.Gaia e Porto, e vice-versa, das seis existentes, com cinco em funções, e das duas que já não existem (Ponte das Barcas e Ponte Pênsil).

    ResponderEliminar
  2. E foi um excelente trabalho. Ficámos todos a conhecer muito melhor as pontes sobre o Douro, entre V.N. de Gaia e o Porto. Parabéns, amigo Ernesto!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.