segunda-feira, 31 de julho de 2017

O PCP E A VENEZUELA DE MADURO


Quem não era ainda adulto no período negro e totalitário de Portugal, de Março a 25 de Novembro de 1975, poderia ser agora levado pelas falinhas mansas do "camarada" Jerónimo. Como o 25 de Novembro falhou para o PCP, a estratégia tem sido jogar o jogo democrático, estando sempre onde a chamada "correlação de forças" manda estar. Mas ninguém tenha ilusões, se um dia o PCP chegar ao poder, e isso pode perfeitamente acontecer com o seu agora aliado António Costa, nunca mais de lá sai, como se viu na URSS, em Cuba, na Coreia do Norte, na China, e agora na Venezuela de Maduro. Lá por serem ditaduras de "esquerda", não são menos totalitárias e cruéis que as de direita. É por isso uma vergonha, e certamente uma confissão totalitária, a posição do PCP perante o golpe de estado de Maduro. Este quer substituir uma Assembleia Legislativa democraticamente eleita ainda no passado ano, por uma Assembleia fantoche, que aparece depois de uma enorme "chapelada", que o nosso PCP criticava nas "eleições" de Salazar, mas que com Maduro as acha "democráticas". Dois pesos e duas medidas, assim vai o PCP e boa parte da esquerda portuguesa, que só consegue ver argueiros nos olhos da direita. Oxalá a resistência heróica e democrática do povo Venezuelano consiga repôr a legalidade. Sobre a posição política do governo, de não querer afrontar desnecessariamente Maduro, é sensata, pois o vingativo ditador poderia prejudicar a extensa comunidade dos nossos compatriotas.

9 comentários:

  1. Ditadura é sempre uma ditadura, venha de que lado vier! Visitei Auschwitz, atravessei o muro de Berlim, vivi no Portugal "salazarento" E estou a ver "Um Amor em Berlim" na RTP2 ( já sei que é ficção, mas também é História). E acredito na democracia com instituições de contrapeso. Detestei Hitler e Estaline, com a mesma força! Mas também detesto Trump, Erdogan, Putin, Orban, Maduro...etecetera. E gosto de... Fernando Savater e David Mourão Ferreira!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou em tantos nomes que a coisa ficou confusa. Trump, por muito mau carácter que possa ser (e incompetente políticamente também), será igual a Stalin e Hitler? E viver na Venezuela hoje, igual a viver nos EUA? Trump pelos seus próprios erros, está sequestrado (e bem, tem de dizer-se) pelo Congresso. Porque os EUA são uma democracia, com os tais "checks and balances". Ou não será verdade? Eu da minha parte, ainda poderia tolerar melhor os ditadores competentes e que se assumem como tal (Putin, por exemplo), do que meliantes como Maduro, que enchem a boca com democracia e são ditadores sanguinários.

      Eliminar
    2. Para mim o que é mau é mau mesmo. Quanto a Trump, não o confundo com os EUA mas também julguei que Erdogan era outro homem e olhe, foi o que se viu! O "mal" (Orban não faz parte da UE?...) vai muito para além daquilo que e"clássico" chamar de ditadura. A "ditadura competente" é coisa que não existe pois a ética democrática deve anteceder tudo na sociedade e na política. E aproveito para dizer de quem também gostei e gosto muito: Willy Brandt e Olof Palme.

      Eliminar
    3. Disse "ditadura competente", mas é óbvio que nunca gostei de ditaduras. Mas como tudo é relativo, como defendeu o cientista, uma ditadura com um ditador competente e sério, sempre será melhor do que um incompetente e corrupto, ou não será?

      Eliminar
    4. Toda a discussão tem um fim mas, por imperativo de pensamento, volto porque acho que, no que respeita a ditaduras, não existe o "tudo é relativo". As ditaduras em si mesmas não têm homens "sérios" e são corrupção em si mesmas. Todas.

      Eliminar
  2. Pois, sr. FR, tomei nota, para memória futura. Salazar para si foi um corrupto. Boa mesmo, para além do PCP, que nunca se atreveu a tanto. Tentou liquidá-lo, mas corrupto nunca lhe chamou. Santa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vai servir "para memória futura", aqui fica para lhe juntar: corrupção não é só quando mete coisas materiais, pois há pensamento (e acção) que ainda o é mais e o "Botas" corrompeu o cerne de um país. Corruptor activo como se diz agora. Boa tarde para si também.

      Eliminar
    2. Já vi, de experiência feita, que o Sr. FR nunca aceita deixar de ter a última palavra. mas isso não significa, no caso vertente, que eu considere que tem razão, ou ainda menos que me tenha conseguido convencer. Boa Noite.

      Eliminar
  3. OBS. Publicado (na íntegra) no jornal PÚBLICO na sua edição de 2 de Agosto.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.