quarta-feira, 20 de abril de 2016

A Metáfora do Penalty

Na vida existem certas e determinadas situações com as quais tendemos a estabelecer laços de conexão comparativos, devido á riqueza de conteúdos presente na língua portuguesa. Não são raras as vezes em que para explicar um qualquer assunto ou ilustrar uma ou outra situação, nos socorremos de  aforismos, adjetivos , comparações e até metáforas. 
E são estas ultimas que quero focar: quantas vezes , perante uma situação de vida recorremos ao futebol para transmitir uma ideia ou difundir uma opinião por forma a que todos entendam aquilo que pretendemos explicar? 
Por exemplo: quando falamos de liderança, abordamos as temáticas envolventes como a motivação e o aproveitamento das oportunidades. Aqui, a metáfora do penalty, pode ser inteligentemente aplicada se esgrimidos os argumentos com elevada perícia. Quantas vezes, perante as oportunidades que nos são apresentadas, demoramos a tomar uma decisão que pode mudar o rumo dos acontecimentos? Quantas vezes, perdemos tempo á espera das grandes oportunidades quando os detalhes é que fazem toda a diferença? Quanto tempo desperdiçamos a enveredar por determinado caminho porque estamos tão blindados com o resultado sem construirmos tudo passo a passo? 
Pois bem: a metáfora do penalty entra aqui que nem uma luva. Imaginemos que o campo de futebol é uma organização e nele estão os colaboradores da mesma. Durante o jogo, vão surgindo inúmeras oportunidades; umas são aproveitadas, outras desperdiçadas e há sempre aqueles que utilizam os mais variados fins ( criativos ou não ) para atingir os objetivos a que se propuseram. Mas de repente chega um momento em que o impasse se verifica e é preciso tomar uma decisão que pode mudar o rumo do jogo: é assinalado um penalty que pode levar o jogo para um desempate que conduza á vitória . Nesse momento, tenta se vislumbrar alguém que com a calma necessária assuma o risco e seja o líder que a equipa ( organização)precisa  para cambiar a direção que até então estava a ser seguida. A decisão tem de ser rápida mas bem ponderada e não há lugar a arrependimentos. Se o penalty for concretizado a oportunidade surgida perante um ocaso da vida, muda logo o destino que parecia estar traçado. É nesse instante que todos os olhares se dirigem para nós: a oportunidade que tanto ambicionávamos chegou e torna-se necessário agir, sem medos e com carácter de líder. Não é hora de de demonstrar fragilidades; temos de retribuir a confiança depositada nas nossas capacidades. A oportunidade não deve ser desperdiçada. 
É assim em tudo ou quase tudo na vida: quando formos chamados a marcar um penalty, não tenhamos medo de avançar . A confiança e a atitude proativa, são passos fundamentais para o sucesso da concretização. Se falharmos, ao menos tentamos e sabemos que se continuarmos a trabalhar com afinco e empenho, lá podera surgir um ou outro penalty que nos conduzirá á meta estabelecida. E assim vamos progredindo rumo ao sucesso que tanto ambicionamos, sem nunca descurar o trabalho de equipa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.