quarta-feira, 13 de abril de 2016

DEMOCRACIA E DECÊNCIA - DE NOVO - O CASO MARIA LUIS ALBUQUERQUE


Ora pois muito bem, ao melhor estilo da já useira e vezeira falta de decência política portuguesa, parece que a subcomissão de ética da 1.ª Comissão Parlamentar (Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) aprovou hoje o parecer que afasta incompatibilidades ou impedimentos da deputada social-democrata Maria Luís Albuquerque, nomeada directora não executiva do grupo britânico Arrow Global.

O bendito relatório o atesta que as funções da senhora na Arrow "não contendem com o seu mandato parlamentar, nem com o regime em que a mesma o exerce", por isso pode à vontadinha fazer as duas coisas.

Quem sou eu para dizer o contrário…as leis são as leis e como não é a minha “praia”, não meto foice em seara alheia.

Mas como já disse muitas vezes e repetirei até me cansar, uma coisa até pode ser legal, mas isso não a o torna automaticamente, moral e eticamente, legitima.

Mais, neste caso em concreto, não me parece que seja despiciente referir, quer a forma como decorreu a votação, com a abstenção do PS a permitir a votação favorável desta imoralidade, quer, o facto do relator ser o deputado da bancada Social Democrata Rios de Oliveira.

Centremos pois a análise nestes dois factos.

Primeiro, tenho a referir que não tenho nada nem contra nem a favor do senhor deputado Rios de Oliveira, porque nem o conheço, mas creio que em abono da transparência, teria sido mais correcto se o relator fosse de outra bancada parlamentar ?

Depois…ah depois temos a votação do Partido Socialista e aqui sim, já encontramos os habituais “requintes de malvadez”…aquela forma simpática de nos chamarem otários e nós a vermos , mas sem podermos, objectivamente, fazer nada.

É que a abstenção do PS, é igual a tantas outras do PSD no passado ou vive versa, consoante quem esteja no poder – permitiu legitimar por omissão a imoralidade e assim, ora um, ora outro vão levando a água ao seu moinho, mantendo intocáveis os seus privilégios.

A Democracia tem destas coisas…

Isto até pode ser legal, mas, com toda a certeza, não é decente.

Graça Costa

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.