terça-feira, 12 de abril de 2016

EUSÉBIO, SHOW DE BOLA

Eusébio, show de bola



Foi sem sombra de dúvidas, o maior futebolista português de todos os tempos, de seu nome, simplesmente EUSÉBIO. Nasceu em Moçambique, durante a época colonial, na capital Lourenço Marques, hoje Maputo, a 25 de Janeiro de 1942, tendo vindo a falecer em Lisboa a 5 de Janeiro de 2014. Com a humildade que sempre demonstrou e o caracterizou, levando consigo o seu emblema da águia ao peito e com o símbolo das quinas da selecção deste País, percorrendo os cinco continentes, deu a conhecer, ao mundo o nome de Portugal. Ao longo de décadas, já foi tudo praticamente, dito, escrito, analisado, feitas todas as biografias, e tendo-se como tal esgotados todos os adjectivos para o qualificar o seu enorme talento de futebolista, só ao alcance dos que nascerem com esse dom, e ele foi um desses, e será que as homenagens, possíveis, já foram todas prestadas? Talvez ainda não.


Junta-se agora, mais uma homenagem, no Coliseu de Lisboa e do Porto, que vai fazer subir aos respectivos palcos, um musical "Eusébio, Um Hino ao Futebol".


Decerto onde ele estiver, está orgulhoso de mais esta homenagem e com a mesma humildade e simplicidade que sempre o acompanhou ao longo da sua vida, estará a sorrir, para recompensar as lágrimas que verteu, quando no dia 26 de Julho de 1966, em pleno palco do mítico Estádio do Wembley, na cidade de Londres, Portugal perdeu por 2-1, com os "donos da casa e os organizadores" da VIII Edição do Campeonato do Mundo, frente à poderosa selecção de Inglaterra, mas com um cheiro e sabor amargo e com alguma injustiça no meio.
GRANDE PANTERA NEGRA, O KING.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD   de 12 de Abril de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição nrº. 45882 do Diário de Notícias da Madeira de 17 de      Abril de 2016) 

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.