segunda-feira, 13 de abril de 2020


Quimera da eterna juventude...


D.João de Mattos, conversando uma vez a sós com seu primo Gastão, disse ao correr do diálogo:
-Olha, primo, o celibato dá aos moços vantagens que, no velho, são amargamente descontadas. Mil vezes, nos últimos vinte anos, me tenho arrependido de não haver casado. Desprezei grandes fortunas, porque era rico, e formosas mulheres, porque era um valdevinos de péssimos costumes: parecia que a beleza é uma flor boa para se aspirar e deixá-la ainda viçosa para que no-la invejem e furtem; enquanto que a obrigação de conservar em casa a flor murcha é um pesadelo.

Isto é que eu pensava com a minha libertina filosofia dos vinte, dos trinta e dos quarenta anos. Quando orcei pelos cinquenta, lembrou-me que, aos sessenta, precisaria de uma família, de uma esposa, de filhos, de carinhos e das doces ilusões da velhice. Pensei em casar-me. Procurei as mulheres que amara aos trinta, e achei-as mães e avós; algumas que se conservaram solteiras estavam feias e velhas. Veja o primo o poder dos maus hábitos! Quando assim as vi, ainda cá disse de mim para mim: “olha se eu tenho casado, que bonitas criaturas estas para me ajudarem a bem morrer!”


Nota – Transcrito do livro anexo por
Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. Eterno e irresolúvel caminho no útero à cova... Costumo dizer, em jargão médico, o pior é quando deixámos de "anabolizar" e começa o inexorável "catabolismo". Passamos de "eternos" a mortais e... "prontos" !

    ResponderEliminar
  2. ...Que só se lembram de Santa Bárbara quando troveja!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.