quinta-feira, 16 de abril de 2020


Um a quem o “deus” mercado não engana...


Joseph Stiglitz, professor de economia na Universidade de Columbia, desmonta em artigo na Time a teoria de que o mercado tudo resolve, porque mais uma vez se verifica que, em tempos de crise, o que o mercado faz é analisar onde e como pode tirar partido da situação para aumentar os lucros.

“Nova Iorque -  escreve Stiglitz -  epicentro do coronavírus nos Estados Unidos, grita por material de protecção médica, e Trump responde que não olhem para o Governo central, que cada Estado deve saber resolver os seus problemas, confiando na capacidade do mercado; só que o mercado trabalha bem quando tudo corre bem, e as crises são aproveitadas para tirar partido delas.

 E a crise de 2008 já demonstrou claramente o que fazem os mercados, pelo que nenhum país, em tempos de guerra, pode ficar à espera das soluções do mercado, porque este sempre foi avesso ao risco; e é das suas vistas curtas e aversão ao risco a disparidade entre as necessidades das populações e a sua vontade para solucionar problemas”.


Amândio G. Martins

2 comentários:

  1. O mercado livre, desregulado, tem realmente muito pouca "virtude" tal como nos querem fazer crer os neoliberais. O que, no mínimo, é "curioso" é que nem todos os grandes teóricos do liberalismo a ele apelam, nem dele fazem trave-mestra do seu pensamento filosófico/político liberal...

    ResponderEliminar
  2. Também é o que ainda nos vai "valendo"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.