domingo, 25 de outubro de 2015

25 DE OUTUBRO DE 2003 - INAUGURAÇÃO DO NOVO ESTÁDIO DO BENFICA

Resultado de imagem para ESTÁDIO DA LUZ
A 25 de Outubro de 2003, faz hoje 12 anos, que foi inaugurado em Lisboa, o novo estádio do da Luz ou mais propriamente o Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial), também conhecido como a “Catedral”, pelo grande ambiente que os adeptos criam nos jogos. Com a realização de um jogo de caracter amigável contra a equipa uruguaia do Nacional de Montevideo, em que o Sport Lisboa e Benfica venceu com um resultado de 2-1, tendo Nuno Gomes bisado nessa partida.
Na época de 2003/04, no primeiro jogo oficial realizado neste estádio o Benfica perdeu com o Beira-Mar por 1-2
No âmbito da realização do Euro 2004 foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construído este novo estádio adjacente, tendo sido inclusivamente palco da final da competição entre as selecções de Portugal e da Grécia, tendo os gregos vencido o Euro 2004, vencendo Portugal por 1-0.
 A autoria do projecto do novo estádio é da empresa australiana Populous, (tem capacidade para 65.647 lugares), a mesma que projectou o Estádio Olímpico de Sydney na Austrália ou do novo estádio do Algarve.
A 9 de Novembro de 2009, o estádio ultrapassou a marca dos 6 milhões de espectadores.
No décimo aniversário do novo estádio da Luz a 25 de Outubro de 2013, foi ultrapassado a marca dos 11 milhões de espectadores.
A 20 de Março de 2012 o Comité Executivo da UEFA, anunciou que o Estádio da Luz iria receber a Final da Liga dos Campeões da UEFA de 2013/14, o que veio a se concretizar depois. A final foi vencida pelo Real Madrid com um resultado de 4-1, após prolongamento, contra o Atlético de Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.