segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OS "TOMBA-GIGANTES" DA TAÇA DE PORTUGAL

Resultado de imagem para tomba gigantes taça portugal


Como sempre tem vindo a acontecer em quase todas as edições da Taça de Portugal, segunda prova mais importante do calendário do futebol português, aparecem sempre os chamados "Tomba-Gigantes”, que assim têm vindo a dar mais colorido e despertar mais interesse nesta competição, e como tal, algumas surpresas têm acontecido, algumas delas roçando por vezes o aspecto da escandaleira, que acontece desde da primeira edição da prova que se realizou na época de 1938/39 com a vitória da Académica de Coimbra sobre o S.L.Benfica por 4-3.
E esta edição número 76, referente à época de 2015/16, não podia para já fugir a essa regra e nesta 3ª. eliminatória, aparecerem os tais clubes de “segundo plano” do futebol português, que bateram o pé aos chamados “grandes” e afastaram três clubes da 1ª. Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Foram eles, o Clube Desportivo das Aves a disputar a 2ª. Liga e actualmente 7º. Classificado que afastou o Moreirense da 1ª. Liga e 17º. Classificado, por 3-2 (após prolongamento). O Gil Vicente Futebol Clube igualmente a disputar a 2ª. Liga e 6º. Classificado, que venceu afastando igualmente o Clube Desportivo da Tondela da 1ª. Liga e 16º. Classificado, por 2-1.
Contudo a maior surpresa provavelmente aconteceu no Estádio 25 de Abril, em Penafiel, onde o Futebol Clube de Penafiel, igualmente a disputar o campeonato do escalão da 2ª.liga e actualmente 8º. Classificado, que eliminou o Vítória Sport Clube (Guimarães), da 1ª. Liga e classificado em 15ª.lugar. 
A particularidade do técnico da equipa minhota Sérgio Conceição ter sofrido a quarta derrota em jogos oficiais.
Entretanto em toda a imprensa escrita de hoje este assunto já foi devidamente salientado, em especial nos jornais desportivos, mas nunca é demais faze-lo neste espaço, pois eventualmente haverá decerto alguns leitores que devido ao facto, infelizmente, de não terem possibilidades financeira de poderem adquirir alguns jornais.
Relembro os vencedores das 75 edições anteriores, temos o, Benfica com 25 taças; Sporting e F.C. Porto 16 taças cada um; Boavista 5 taças; C.F. “Os Belenenses” e Vitória de Setúbal 3 taças cada um; Académica com 2 taças e finalmente com uma taça cada um dos clubes, temos o Leixões; Sp. Braga; Estrela da Amadora; Beira-Mar e Vitória de Guimarães.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD   de 19 de Outubro de 2015)

Mário da Silva Jesus

6 comentários:

  1. O Caro Mário, parece-me um autêntico copista da Torre de Tombo do Desporto em Portugal.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua opinião, contudo sendo "copista", como afirma, mas não sou fraudulento, confesso com muita vaidade que até sei umas pequenas coisas acerca do desporto...mas aceito com desportivismo, amizade e muito "fair-play" a sua opinião. Pelo menos não sou nenhum plagiador.
    Um abraço
    Mário Jesus

    ResponderEliminar
  3. Ó senhor Mário Jesus, o problema do plágio só surge quando se "copiam" as ideias de poucos. Se for de muitos já não é plágio, é pesquisa...

    ResponderEliminar
  4. Senhor Górgias, não quero de forma alguma estar a alimentar grandes polémicas com o senhor, mas aconselho vivamente a consultar um dicionário da língua portuguesa...já não tenho idade para alimentar polémicas de qualquer um, principalmente quando não o conheço, de qualquer maneira, os meus cumprimentos e somente para lhe agradecer o facto de ter chegado à leitura daquilo que rabisquei, provavelmente de forma tosca.
    Obrigado pela péssima lição de português que me veio dar...o que é necessário é dizer alguma coisa e ficarmos convencidos que somos os grandes...mas para quê?

    ResponderEliminar
  5. Lamento profundamente, senhor Mário Jesus, que tenha entendido mal o que eu quis dizer. E fique certo que não pretendo dar lições - de português ou do que quer que seja - seja a quem for!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.