sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cheira mal

O senhor José Sócrates cheira mal. Vamos esquecer, por agora, o enquadramento jurídico estrito, dado que ainda não foi julgado e, até lá, beneficia da presunção da inocência.
No entanto, para um ex-político, e supostamente até de esquerda, é obsceno o nível de vida por ele praticado, ainda por cima às custas de um amigo que, se empresta dinheiro assim, deveria a família solicitar a sua inabilitação imediata.
Foi o senhor testar os seus dotes oratórios e galvanizadores de audiência a Vila Velha do Ródão, fazendo-se prazenteiramente acompanhar pelo diretor de um dos principais jornais nacionais, concretamente Afonso Camões, do JN, e queixou-se da existência de um “poder oculto”, envolvendo alguns jornalistas. Certamente Afonso Camões, o tal que, quando ainda estava na Lusa, teve o cuidado de o avisar de que estava a ser investigado, não faz parte desse grupo.
A sua defesa conseguiu rapidamente proibir o Grupo Cofina de publicar notícias (explosivas) recorrendo a elementos do processo. Formalmente, está certo, mas há aqui um detalhe a evidenciar. De acordo com o discurso anterior do “não há nada”, seria mais previsível uma acusação de difamação.
Tudo isto cheira tão mal, que nem dá vontade de chegar perto. Não tenho nenhuma simpatia pelo Correio da Manhã, mas o país tem o direito de conhecer os detalhes do modo de vida de um seu ex-primeiro-ministro, sobretudo quando eles parecem tão desproporcionados face aos rendimentos previsíveis.
Seria bom, e muito higiénico, que todos os socialistas sérios tivessem a dignidade de fugir à abordagem clubística desta vergonha e privilegiassem a primazia dos princípios.


Carlos J. F. Sampaio

1 comentário:

  1. Se efectivamente o CM mentia, porque não processá-lo? Agora calá-lo? Não será censurá-lo? Numa democracia?...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.